O que é Inglês Cognitivo?

Origem e desenvolvimento

Há muito tempo passei por um dia em que me decepcionei com a escola. Enquanto eu buscava propósito e me preocupava em quem eu iria me tornar com tudo aquilo que estava aprendendo, senti-me dissonante do ambiente escolar. Ao questionar o porquê de aprender um determinado exercício matemático, por exemplo, descobri que, na melhor das hipóteses aquilo serviria para ser aprovado em uma profissão em que esse exercício nunca seria usado. A lógica ilógica das provas de concurso. A aplicação prática do exercício nunca foi ensinada.


Hoje os concursos melhoraram bastante, mas o ensino brasileiro não. O Brasil permanece em variações de baixos resultados nos testes internacionais da OCDE. Tais índices mostram que a capacidade de compreender, do brasileiro, está sendo derrotada.


A falta de conhecimento e compreensão do sistema cognitivo nos leva a um sistema com foco na informação, carente de interação intelectual e didática para com o indivíduo.


Não se fala sobre “a mente” na escola, apenas sobre “a matéria”. A escola treina a responderquestionários elaborados e não o uso do conhecimento proposto na vida prática. Tal fato se reflete diretamente nos ideais de ensino das escolas de inglês atuais.


Foi saindo desse contexto que desenvolvi o sistema de ensino Start Inglês Cognitivo. Com alunos de Brasil à Londres o ensino tem propósito em quem a pessoa está se tornando. Ao invés da simples transferência de conteúdo informativo, o foco está no desenvolvimento de competências intelectuais. Seja on-line ou presencial o aprendiz de idiomas necessita de um contato profundo com seu treinador de fluência, que é quem treina a mente do aprendiz para a geração de habilidade.

Resultados, Conceito e métodos.


O aprendiz de idiomas na Start Inglês Cognitivo deve aprender como uma criança, por experiências de associação interna: capacidades cognitivas que podem ser controladas e que envolvem todos os sentidos e habilidades disponíveis, algumas das quais nem temos noção de sua existência até usá-las.


A pessoa que passa por essa experiência torna-se mais preparada para todas as áreas de aprendizagem da vida. Já tive depoimentos do tipo:


"Eu tinha muita dificuldade de fazer um trabalho na faculdade . Eu não conseguia ler um texto como esse, e extrair tanta informação dele de uma vez. Eu não consegui compreender textos complexos, acabava por copiar alguma coisa. Agora até fazer trabalho de faculdade vai ser mais fácil, pois eu realmente consigo compreender e achar informação."

Quem é treinado pelo método Start entende princípios fonéticos, estruturas de informação e significado, ganha intimidade com o prórpio intelecto e aprende a dominá-lo para que a mente trabalhe a favor de seus interesses.


Como treinador de fluência, modifico o uso de recursos on-line para eliminar a sensação de distância e maximizar a interação em tempo real, simulando o uso presencial. Nas experiências presenciais insignifico o ambiente de sala de aula transferindo-o para o mesmo ambiente que foi usado para ensinar os cérebros de bebês a desenvolverem a fala: o lar.

Curioso para ver isso funcionar? Conheça os sistemas para adultos e para crianças e adolescentes.